Formação: Avaliar e Reabilitar a Disfagia Mecânica por Cancro de Cabeça e Pescoço: Especificidades da Intervenção do Terapeuta da Fala (Fonoaudiólogo; Logopeda) - 2022-23

Formação EAD - Ensino à Distância. Inscrições Disponiveis Após a Compra poderá ver e rever durante 90 dias
  • Enquadramento

    A disfagia em pacientes com cancro de cabeça e pescoço ainda é um desafio, apesar dos avanços de novas técnicas cirúrgicas e desenvolvimento de programas de reabilitação.
    A aspiração laringotraqueal de secreção e alimentos ocorre em mais de 60% de pacientes com cancro avançado, especialmente nas regiões de boca, orofaringe e laringe. Aproximadamente 25% pode apresentar disfunção da deglutição mesmo após 5 anos do término do tratamento oncológico.
    Além disso, o número de casos de cancro nessa região aumenta cada vez mais, necessitando de mais profissionais habilitados nessa assistência.
    Neste curso, ministrado através da metodologia do ensino à distância (EAD), o formando irá adquirir conhecimentos e estratégias para um melhor atendimento dos seus pacientes.

    .

  • Objetivos Gerais e Específicos

    Objectivo Geral:

    Proporcionar uma aprendizagem teórico-prática para os Terapeutas da fala (Fonoaudiólogos; Logopedas) no âmbito da intervenção em pacientes com disfagia por cancro de cabeça e pescoço.

     

    Objectivos Específicos:

    Compreender os objetivos e alvos terapêuticos de acordo com o momento do tratamento oncológico (pré, durante radioterapia e quimioterapia e após cirurgia ou radioquimioterapia);

    Reconhecer critérios de segurança para intervenção no pós-operatório recente e as estratégias terapêuticas possíveis;

    Conhecer os programas de pré habilitação funcional e exercícios profiláticos para pacientes com indicação de radioquimioterapia;

    Conhecer a evidências das práticas do terapeuta da fala (Fonoaudiólogos; Logopedas) na reabilitação no período tardio de cirurgia e radioquimioterapia

  • Destinatários

    Terapeutas da Fala (Fonoaudiólogos, Logopedas) e alunos da Licenciatura/Graduação.

     

    Modalidade, Destinatários e Pré-Requisitos para a Inscrição

    Terapeutas da Fala (Fonoaudiólogos, Logopedas) e alunos da Licenciatura/Graduação.

    Destinatários da formação: Estudantes e licenciados na área da Tecnologia Superior de Diagnóstico e Terapêutica: Terapia da Fala ou equivalente legal estrangeiro (Fonoaudiólogo; Logopeda). Estrangeiros ou nacionais que comprem a formação e não comprovem ser da área específica dos destinatários da formação, não receberão certificados e não haverá devolução do valor investido.

    Pré-requisitos para frequência do curso: Certificado de conclusão de Licenciatura ou declaração de estudante comprovando a frequência ou equivalente legal nacional ou estrangeiro na área definida como destinatários do curso. Conhecimentos gerais de navegação na Internet. Para formandos portugueses ou com autorização de residência e número de contribuinte português, haverá uma pasta de trabalho que se destina ao Upload dos seguintes documentos: Cédula Profissional, Certificado de Conclusão de ou de frequência de Curso, Cartão de cidadão com data de validade não caducada até a data de 01 de março de 2023 (com dois traços e escrito: para fins académicos e de formação).

    Pré-Requisitos (equipamento): Computador, internet, navegador web / browser: Internet Explorer 7 ou superior; Google Chrome; Firefox 3 ou superior; ou Safari.

  • Duração, Horários e Local

    Carga horária total é de 20 horas (8 horas de aulas assíncronas gravadas por vídeo + 12 horas de estudos autónomos pelo formando através das atividades e material didática disponível na página do curso (artigos, vídeos, podcast, quizes, etc....)

    O horário disprendido pelo formando para a realização da formação é a seu rítmo, dentro do espaço de 90 dias. No entanto, nesta primeira edição do curso, haverá um teste de avaliação de conhecimentos, disponível para todos que cumprirem todas as etapas obrigatórias da formação, que estará acessível de 18 de dezembro de 2022 até o dia 18 de fevereiro de 2023, (com duração de 60 minutos a contar do início da sua realização), sendo esta condição obrigatória para o recebimento do certificado e da ficha curricular da formação.

    Para formandos fora do espaço europeu, ou que residam no espaço europeu, o certificado traduz em uma mais-valia para o currículo, sendo um certificado emitido por uma entidade formadora reconhecida pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – DGERT - da República de Portugal, com certificado de reconhecimento N.º 05192013, pela portaria nº 851/2010. O que traduz, que os nossos formandos são certificados pelo governo português nas diversas áreas que oferecemos formação.

    Local: Ensino à Distância (EAD) através da Plataforma Moodle do Instituto EPAP: https://ead.institutoepap.com/ 

  • Valor

    Valor total 60€ (sessenta euros), para alunos europeus;

    Alunos de outros paises a conversão será automática para a moeda do seu pais de origem.

    Para inscritos fora do espaço europeu, a formação poderá ser paga via PayPal e Cartão de Crédito;

    Para inscritos europeus, a formação poderá ser paga via Transferência Bancária pelo IBAN disponível no momento da compra, ou por PayPal e Cartão de Crédito.

     

  • Número Clausus

    Não se aplica para esta formação um número mínimo ou máximo de formandos.

  • Avaliação e Assiduidade

    A avaliação da aprendizagem da formação assenta nos seguintes critérios e ponderações:

    100% Competências técnicas (desempenho através de instrumento de avaliação de diagnóstico de aproveitamento formativo (teste), composto por 50 perguntas de escolha de verdadeiro ou falso, disponibilizado na Plataforma Moodle do Instituto EPAP na página do curso). A cotação total do teste é de 20 valores, distribuídos pelas perguntas. A nota mínima e aproveitamento é de 10 valores, de acordo com a classificação europeia de classificação (0 a 20 valores);

    Nesta primeira edição do curso, haverá um teste de avaliação de conhecimentos, disponível para todos que cumprirem todas as etapas obrigatórias da formação, que estará acessível de 18 de dezembro de 2022 até o dia 18 de fevereiro de 2023, (com duração de 60 minutos a contar do início da sua realização), sendo esta condição obrigatória para o recebimento do certificado e da ficha curricular da formação. Duração do teste depois que seja iniciado: 60 minutos;

    OBSERVAÇÃO: Ao iniciar o teste, cada vez que responder uma pergunta deverá submeter a resposta. No final do Teste antes de fazer a submissão geral, pode revisar as perguntas e verificar as respostas corretas e incorretas. Ao fechar o teste, terá acesso apenas a nota geral.

    Assiduidade: É necessário marcar a assiduidade, que estará aberta desde a data de 30 de novembro de 2022 até a data de 15 de fevereiro de 2023.

     

    Apoio a Formação

    Outras questões podem ser feitas através do foro "Dúvidas e questões técnicas da Plataforma Moodle", ou através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Nota:

    Para formandos nacionais portugueses ou com autorização de residência válida no território português, inscritos nesta formação até a data de 15 de fevereiro de 2023, e aprovado no teste de avaliação da formação contínua (com nota igual ou superior a 10 valores (na escala europeia de 0 à 20 valores) o Certificado emitido pela Plataforma SIGO da Direcção Geral das Relações do Trabalho (DGERT) e a Ficha Curricular da Formação (em língua portuguesa e inglesa), será enviado via correios 15 dias depois do dia 18 de fevereiro de 2023. Para todos os inscritos nacionais e internacionais, será emitido um certificado digital, nesta primeira fase de inscrições e enviado juntamente com uma cópia da Ficha Curricular (em língua portuguesa e inglesa) via e-mail. Após a inscrição o formando terá acesso durante 90 dia a todo o conteúdo disponível na página da formação.

     

     

  • Documentos Necessários e Informação de Envio

    Formandos portugueses ou residentes em portugal com autorização de residência: Cédula Profissional, Certificado de Conclusão de ou de frequência de Curso, Cartão de cidadão com data de validade não caducada até a data de 01 de março de 2023 (com dois traços e escrito: para fins académicos e de formação);

    Formandos residentes em outros países: Cédula Profissional, Certificado de Conclusão ou de frequência de Curso;

    Como enviar: irá submeter por Upload (submissão), através  de área própria na página do curso - Plataforma Moodle.

  • Certificação

    Após conclusão da componente curricular do curso o formando poderá requerer o seu certificado de conclusão. Esta certificação é feita através da Plataforma SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.

    No certificado constará a nota final obtida no curso e respetivas notas de cada módulo. Todavia, isto só se verificará caso o formando cumpra os critérios de avaliação e obtenha aprovação no curso (i.e., nota superior a 9,5 valores, quer no final de cada módulo, quer na totalidade do curso). No caso de não cumprimento destes critérios, o formando receberá apenas um certificado de frequência, onde constará o número de horas e respetivos conteúdos lecionados. O formando poderá solicitar melhoria de nota, tendo esta um custo associado.

     

    Contrato de Formação (Formando)

    O formando deverá preencher os campos em falta do presente contrato. Este documento é exigido para a certificação do curso, pelo que é obrigatória a sua submissão. Deve ser rubricado em todas as páginas no canto superior direito e na última folha.

    O formando fica obrigado a fazer o download do contrato e depois submeter na pasta de upload. Este documento tem que ser preenchido no PDF on-line disponibilizado no formato editável. Deverá ainda ser impresso, rubricado as primeiras folhas e assinada a última. Após seguir estes passos, deverá submeter na pasta para o efeito.

    PDF DO CONTRATO DA FORMAÇÃO

    Faça o Download e preencha o PDF Editável. Não esqueça de salvar depois de preenchido no seu computador e depois submeter na pasta destinado a este efeito.

  • Métodos e Metodologias

    Expositivo – Apresentação multimédia; Visionamento de vídeos; Interrogativo – Formulação de questões dirigidas / abertas; Ativo – Estudos de caso; Resposta a fichas de atividade / testes de avaliação online.

    As sessões decorrem em ambiente e-learning, através da plataforma de formação a distância, a qual possui diversas ferramentas formativas para ministro de sessões síncronas e assíncronas, bem como para realização de atividades pedagógicas e avaliações. O endereço da plataforma de aprendizagem virtual é https://ead.institutoepap.com/

    Cada formando/a receberá as credenciais de acesso à plataforma e-Learning na sua caixa de e-mail, nomeadamente utilizador e senha.

    Para assegurar confidencialidade da senha, será necessário que cada formando/a proceda à alteração da senha. A nova senha deverá ser alfanumérica (constituída por algarismos, letras minúsculas / maiúsculas e/ou símbolos).

    Cabe a cada formando/a salvaguardar os dados de acesso à plataforma e-Learning, não fornecendo os mesmos a terceiros. O Instituto EPAP não terá acesso às novas credenciais. Contudo, o/a formando/a poderá recuperar a senha, se necessário. Para o efeito, O Instituto EPAP disponibilizará o nome de utilizador, a partir do qual o/a formando/a terá indicação da senha na sua caixa de e-mails.

  • Outras Informações

    Prazo de conclusão: O/a formando/a terá de terminar a ação de formação nos prazos definidos no cronograma de formação; Medidas de recuperação / enriquecimento: O/A formando/a pode consultar a gravação das sessões síncronas a qualquer momento, depois de estarem disponibilizadas na página do curso, até 90 dias depois da sua inscrição na plataforma. Caso o/a formando/a não cumpra os limites de assiduidade, prazos de entrega de atividades / avaliações e/ou não obtenha aproveitamento dar-se-á a oportunidade de propor um Plano de Recuperação, com vista a implementar medidas de recuperação / remediação, desde que devidamente fundamentado. Aplicam-se medidas de enriquecimento quando o/a formando/a cumpra os objetivos preconizados, mas tem capacidades para fazer melhor, funcionando com um desafio extra, sendo esta situação aplicável para situações devidamente fundamentadas. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrados e Doutoramentos), os estabelecimentos de ensino superior português, poderão creditar as horas formativas em ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado em Portugal. A avaliação pós-formação é realizada através de instrumentos para avaliar o impacto da formação na vida profissional e/ou pessoal dos formandos aproximadamente 6 meses após o seu término. Este instrumento será enviado para o e-mail do formando, acessível através de um link criado para o efeito. Não é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

    Questionário de avaliação da satisfação com a formação pelos/as formandos/as:

    Será solicitada a colaboração no preenchimento de um questionário de avaliação que tem como objetivo não só o controlo da forma como decorrem as ações de formação do Instituto EPAP como também a melhoria das formações realizadas e a resposta às necessidades dos nossos formandos e formandas.

    O questionário tem um tempo de preenchimento médio de 2 a 5 minutos.

    No preenchimento do questionário, pretende-se que o formando(a) atribua o seu grau de concordância face a cada uma das afirmações descritas relativamente ao módulo que frequentou. As opções de resposta previstas variam entre zero (0) e cinco (5), sendo:

    0.      Não sabe/Não responde

    1.      Discordo totalmente

    2.      Discordo parcialmente

    3.      Não concordo nem discordo

    4.      Concordo parcialmente

    5.      Concordo totalmente


    O questionário versa um conjunto de questões relativas ao modo como o(a) formando(a) perceciona os conteúdos ministrados durante a formação de modo a aferir o grau de satisfação. É de toda a conveniência que o formando(a) responda com o máximo de rigor e honestidade, pois só assim é possível apostar numa melhoria contínua dos serviços que prestamos. Não há respostas certas ou erradas relativamente a qualquer dos itens, pretendendo-se apenas a opinião pessoal e sincera. O questionário é de natureza confidencial. O tratamento deste, por sua vez, é efetuado de uma forma global, não sendo sujeito a uma análise individualizada, o que significa que o anonimato do formando(a) é respeitado.

     

     

Coordenação

  • Adriano Rockland

    Adriano Rockland
    Diretor do Instituto Epap

    CV

Formador(es)

  • Foto Tânia Dias

    Professora Doutora
    Lica Arakawa Sugueno

    CV

Conteúdos Programáticos

  • A. Breve introdução com panorama atual do cancro de cabeça e pescoço e tipos de tratamento oncológico

     

  • B. Manifestações funcionais nas regiões de cabeça e pescoço e tratamentos que mais causam disfagia:

    Cancro de boca e orofaringe

    Cancro de laringe

    Cancro de tireoide

  • C. Propostas de intervenção:

    Critérios de intervenção e estratégias no pós operatório recente

    Programas profiláticos antes, durante e após radioquimioterapia

    Terapia após cirurgia e radioquimioterapia para disfagia

     

Newsletter + EPAP

Mensalmente selecionamos para si informações com a garantia dos profissionais do nosso instituto.

Subscrever

DGERT